Logo Lopestur Transportes

DESTINOS

Palmeira das Missões/RS

Palmeira das Missões é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul.

Palmeira das Missões é um município que cultiva as tradições gaúchas. Confirmando isso, há na cidade o evento chamado Carijo da Canção Gaúcha, Também é um dos maiores festivais de música nativista do Rio Grande do Sul.Palmeira das Missões é também conhecida como a terra da erva mate, onde se encontram vários produtores de erva e o povo Palmeirense cultiva essa tradição do chimarrão.

 

Jesuítas chefiados pelo Padre Francisco Jimenes e sob orientação dos padres-mártires, Roque Gonçalves, Juan de Castilhos e Affonso Rodrigues, fundaram próximo ao arroio Góes a redução de Santa Tereza, mais tarde violentamente destruída pelos mamelucos paulistas. Daí em diante, por largo espaço de tempo, a história se obscurece, até a fundação dos Sete Povos, quando vieram índios das Missões Orientais e instalaram-se no local, tendo por finalidade a extração e o comércio da erva-mate nativa, com o porto de Buenos Aires.

Com o desaparecimento das Missões em conseqüência do Tratado de Madri (1750), o gado remanescente se multiplicou nos campos missioneiros, transformando-se em riqueza fabulosa o que atraiu a cobiça dos tropeiros e comerciantes paulistas, que se assenhoreavam das terras, ali construindo suas estâncias.

Entre outros pertencentes a esse ciclo de conquistas, estava o Alferes, depois Brigadeiro Atanagildo Pinto Martins, que penetrando no território pelo Passo do "Goyo-En", na altura de Nonoai, encontrou um começo de povoamento no local onde atualmente se ergue a cidade de Palmeira das Missões. Tudo faz crer que esse fato tenha ocorrido em 1815. Sete anos depois, Fidélis Militão de Moura foi designado pelos poderes provinciais para ser primeira autoridade legal da terra. Em 1824, entre os moradores mais antigos, estava o Tenente-Coronel Joaquim Thomaz da Silva Prado, membro de ilustre família paulista, que trouxe sua mulher, seus filhos e mais de 100 escravos.

Em terreno ofertado por Francisco Pinheiro da Silva iniciou-se, em 1850, a construção da Capela de Santo Antônio, que o Major Antônio Novaes Coutinho tomou o encargo de construir no lugar denominado Vilinha, mais tarde, Vilinha de Palmeira. Chamou-se, depois, Santo Antônio da Palmeira, Palmeira e, finalmente Palmeira das Missões.

Fonte Wikipédia

Você pode parcelar em até 3x

Viaje com a Lopestur.

Palmitos/SC

Palmitos* é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localizado na Microrregião de Chapecó e na Mesorregião do Oeste Catarinense, estando a uma altitude de 406 metros. Sua população é de 16.050 habitantes, segundo o último censo do IBGE 2010.

As principais atividades econômicas são a bovinocultura de leite, produção de suínos e aves, a atividade agrícola voltada à produção de grãos, destacando-se o milho, o soja e o feijão. Palmitos tem a segunda maior bacia leiteira do estado de Santa Catarina. No município está a sede da Cooperativa A1, a mais antiga rede de cooperativas do estado.

Fonte Wikipédia

*Cidade atendida pela Lopestur com conexão

Você pode parcelar em até 3x

Viaje com a Lopestur.

Paraíso do Tocantins/TO

Paraíso do Tocantins é um município do estado do Tocantins na Região Norte do Brasil, ou seja região 1. Situada no Vale do Araguaia, Macro região 19, micro região 104, Paraíso do Tocantins é o portal de entrada para as belezas naturais da Região dos Lagos e a Ilha do Bananal, estando a 63 km de Palmas capital do Estado do Tocantins e a 798 km de Goiânia.

Paraíso do Tocantins está as margens de um dos quatro mais importantes modais rodoviários do Brasil que é a BR-153 (Belém-Brasília), com mais de 4.500 km de extensão, ligando o Norte ao Sul do Brasil até a cidade de Aceguá - RS, ligando também a cidade de Montevidéu, Capital do Uruguai.

A própria sede do município tem seus pontos turísticos, como a vista panorâmica da Serra do Estrondo, estando localizada a 60 km do Rio Tocantins a Leste e a 200 km do Rio Araguaia a Oeste. Além do turismo a cidade possui uma forte economia que pulsa centrada na Agropecuária e Comércio, estando entre as cinco maiores do Estado.

O município também encontra-se a cerca de 30km do pátio multimodal da Ferrovia Norte Sul no município de Porto Nacional, com acesso pela TO-080 que liga o município à capital Palmas, possuindo uma das melhores logísticas do Tocantins.

Fonte Wikipédia

Você pode parcelar em até 3x

Viaje com a Lopestur.

Passo Fundo/RS

Passo Fundo* é um município brasileiro da região sul, localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul. É a maior cidade do norte gaúcho, sendo considerada cidade média, com população estimada em 203 275 habitantes, conforme dados do IBGE em 2019. Possui um grande número de edifícios, sendo uma das cidades mais densas do estado. O PIB do município, em 2016 (IBGE), foi de R$ 8.398.420.000 e a renda per capita, de R$ 42.459,59. A cidade é conhecida como "Capital do Planalto Médio", "Capital Nacional da Literatura", "Lugar de ser Feliz" e "Capital do Norte".

A base econômica do município se concentra, fundamentalmente, na agropecuária e no comércio, além de contar com forte setor em saúde e educacional (universitário).

A produção e a renda gerada no município estão centradas nos setores do comércio, sobretudo o varejista, e de serviços, responsável pela maior parte dos empregos gerados localmente; mais de 70,00% do emprego gerado no município de Passo Fundo está no setor terciário. 

Passo Fundo é considerado polo em saúde, possuindo nove hospitais que atuam em diversas áreas da medicina. Além disso é considerado como terceiro maior centro médico do sul do Brasil. A cidade conta com um dos maiores e mais modernos centros de radiologia e radioterapia do sul Brasileiro no Hospital São Vicente de Paulo, sendo esse hospital também, o maior do interior do Rio Grande do Sul. Possui ainda o único banco de tecido ósseo do Rio Grande do Sul.

Fonte Wikipédia

*Cidade atendida pela Lopestur com conexão

Você pode parcelar em até 3x

Viaje com a Lopestur.

Penápolis/SP

Penápolis é um município brasileiro do estado de São Paulo. Sua população estimada em 2018 é de 63 047 habitantes.

No início de sua povoação floresceram a indústria extrativa e a madeireira, as lavouras de café e de cana-de-açúcar, a pecuária de corte e o transporte de carga por carros de boi e por ferrovia. Mais tarde surgiu a indústria de laticínios.

Atualmente conta com uma agroindústria canavieira, a pecuária, lavouras de café. Penápolis possui um distrito industrial e um comércio diversificado. O Gasoduto Brasil Bolívia corta Penápolis na altura da estrada de Alto Alegre porém não abastece a cidade. A indústria canavieira desde alguns anos tem se expandido a ponto de se constatar que a agricultura familiar e a bacia leiteira não existem mais. A indústria canavieira está atualmente em severa crise prejudicando milhares de trabalhadores.

Fonte Wikipédia

Você pode parcelar em até 3x

Viaje com a Lopestur.

Planalto/PR

Planalto é um município brasileiro do estado do Paraná. Sua população estimada em 2006 foi de 14.007 habitantes.

A economia do município é, segundo dados do IBGE de 2010, baseada principalmente nos serviços (77.294%), seguida da Agropecuária (40.518%) e apenas 11.878% na Indústria.

A região onde se localiza, começou a ser efetivamente ocupada a partir da década de 1940 por colonos gaúchos e catarinenses, que reproduziam ali sua agricultura mercantilizada, com base na pequena produção familiar.

As famílias que se estabeleceram nesta localidade eram de etnias diferentes, principalmente alemães e italianos, que, no início, se dedicaram ao plantio de subsistência e à criação de suínos e galinhas.

Criado através da Lei Estadual nº 4731, de 24 de junho de 1963, e instalado em 11 de novembro do mesmo ano, foi desmembrado de Capanema.

Fonte Wikipédia

Você pode parcelar em até 3x

Viaje com a Lopestur.

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×